sábado, 21 de novembro de 2009

Lidice




Lidice, uma pequena cidade da actual Républica Checa, que durante a II Guerra Mundial foi completamente destruida. Como vingança pela morte do comandante Reinhard Heydrich, os nazis assassinaram a maior parte dos habitantes desta cidade. Tornando assim Lidice um dos maiores exemplos da prática Nazi.


Hitler totalmente abalado com a morte de um dos seus mais fieis seguidores ordenou que nenhuma vida fosse poupada até se encontar o autor da morte do oficial Nazi.

A 10 de Junho de 1942, começou então o massacre desta cidade: 173 homens, cerca de 60 mulheres e 82 crianças foram brutalmente assassinados neste dia; algumas crianças foram a força para alemanha para uma suposta "reeducação", mas apenas duas sobreviveram; as restantes crianças e mulheres foram enviadas para o campo de concentração feminino de Ravensbruck.
Lidice foi demolida com explosivos, aplanada e semeada, para ser riscada do mapa da Europa.
Ao contrario de outros crimes, os Nazis fizeram questão de divulgar o sucedido nesta cidade Checa, para que isto servisse de ameaça e aviso a toda a populaçao Europeia ocupada pela Alemanha
Em 1949, foi reconstruida, mas esta terra foi mantida "virgem", como um campo santo, e o local é marcado apenas por um memorial (figura 1, escultura em memoria das crianças de Lidice) - monumento nacional - assim designado pelos Checos.

1 comentário:

  1. ao contrário dos nazistas,desejamos que as cidades que ganharam esse nome nunca sejam esquecidas e que haja prosperidades e muito amor entre seus habitantes.Marcelo Basilio,rio de janeiro

    ResponderEliminar